domingo, 29 de abril de 2012

Post À La Carte


Como primeiro post do meu blog, este tinha de ser especial. Como tal, preparei para vocês um menu, do qual podem escolher ler somente aquilo que vos aprouver. Passo a apresentá-lo:

Entrée
“Conta-me o teu dia, dir-te-ei quem és” – uma breve apresentação pessoal

Plat principal
As razões que me levaram a começar este blog - acompanhado de - (quase)
tudo aquilo com  que vais poder contar

Postre
Como é que tu podes participar activamente neste site!



Conta-me o teu dia, dir-te-ei quem és 
26/04/12 - um dia normalíssimo

08h10
Levantei-me cedo, ao som de um toque irrequieto do meu telemóvel. Tomo o pequeno-almoço com a minha família, e daí parto para o estudo. Aproxima-se o final da manhã quando recebo uma chamada do João Costa, um grande amigo meu: "Miguel, não queres vir cá a casa almoçar? Tenho cá o Gabri e o Miguel também." Feliz e contente da vida, e não sem antes enviar uma sms a avisá-lo, pego no jipe do meu pai e lá vou eu.

                                    13h05
Passo um bom bocado, mas a faculdade espera-me. Ainda para mais, tenho de fazer um bom lanche, que sou rapaz de muito alimento, e com a tarde toda em Lisboa, posso poupar algum dinheiro. Agora vou no comboio mas hoje deixo o meu livro de parte, num caderno improvisado vou escrevendo sobre o meu dia, e até disso tento fazer arte.

                                                                                                     19h00
Duas aulas de 1h30 foi o que tive pela tarde, não me tirou muito tempo nem cansou excessivamente a cabeça. Então passo  pela fundação António Luís de Oliveira, onde faço de explicador e ditador da matemática. A minha explicanda, que está no 6º ano, relembra-me que o 25 de Abril foi ontem, e que se não gosta da disciplina, tem todo o direito de mo dizer.

De volta a casa sinto o frenesim no metro, mas rapidamente chego ao comboio. Se volto com alguém gosto de ir a conversar, senão pego no meu livro e são 19 minutos com a cabeça noutro lugar. Não posso perder muito tempo que à noite tenho taekwondo, e nada melhor que dar uns pontapés para desanuviar e queimar energias. 
                                                                                                                                                                                                                                 22h40
Planos de ir treinar tinha-os eu, mas não podia deixar o meu pai e irmão sozinhos a ver o grande Sporting jogar. Pena que tenhamos perdido mas valeu o esforço, como em tudo na vida há que saber perder e aprender com isso.  

Longe de todo o ruído e em último lugar no meu dia, guardo uns minutos para rezar. Agradeço a Deus pelo dia que passou, peço forças para o que se avizinha.

E aqui fica, com muito detalhe acrescentado e comentários sinceros, um dia da minha vida. "Conta-me o teu dia, dir-te-ei quem és". Já és capaz de o fazer?
Pista: as palavras a bold dizem muito sobre mim


Mas que ideia foi esta de começar um blog?
Ficas a sabê-lo em primeira mão

Quantas vezes já não te aconteceu estares a ler uma revista, um livro ou um jornal ao pé de um amigo ou amiga tua, e soltares um comentário do género "Epá já viste isto? Como é que é possível, que há tão pouco tempo, tenha acontecido tal coisa?", ou "Não pode! Como é que em vinte anos chegámos a este estado?". E não me refiro às fofoquices sobre o x e a y que começaram a namorar na discoteca z. Falo de discussões a sério, conversas com interesse para quem lança o tema e para quem opta por responder. E se um livro e uma revista podem começar uma discussão, também o pode uma música, um anúncio, um discurso ou uma simples imagem. Os estímulos visuais e auditivos, em si, podem não ter muito que se lhes diga. O interessante é a emoção que uma boa música suscita em qualquer pessoa, a vontade de falar sobre aquele tema que o autor do livro expôs tão bem. E a minha reacção e a do Zé, as respostas de cada um ao mesmo estímulo visual ou auditivo, podem ser completamente distintas. E é aí que começa o debate, a troca de ideias contrárias ou que até compatibilizam, a aprendizagem com a opinião do outro.
É por ter um enorme gosto por estas discussões que acabei de referir, como pela vontade de partilhar aquilo que me faz querer falar, que comecei este blog.

Agora, perguntar-te-ás, o que poderá vir desta minha cabecinha? Podes contar com um olhar jovem, crítico e aprofundado, sobre os mais variados temas que correm nos dias de hoje. Como disse, há por aí muita música, textos e história a ser feitos todos os dias. Baseando-me em qualquer um destes elementos, penso que o limite é a minha imaginação. Prometo fazer um esforço por ir acompanhando, através do blog, aquilo que suscitar em mim maior interesse. Pode ser que também em ti desperte algum interesse, e assim até começávamos uma conversa. Talvez um dia o blog até dê que falar.


Guia para te tornares numa estrela por estas bandas
Pelo menos para mim, sim!

Deixa o teu comentário e opinião sobre aquilo que eu escrever. Não hesites em criticar, positiva ou negativamente, as minhas ideias!

Acrescenta valor aos posts: fala da tua e de outras visões sobre o tema em questão; sugere temas para discussão

Visita-nos com frequência!

Partilha no facebook os posts que mais gostares. Fala aos teus amigos do blog

Contacta-me por e-mail sempre que tiveres sugestões ou comentários a fazer, o endereço está à disposição no meu perfil.
 








22 comentários:

  1. sim senhor Miguel, vou ser a primeira a estrear a caixa de comentários :)

    é um prazer ver-te pelo mundo dos blogues! vou seguir atentamente. espero que esteja tudo a correr bem contigo.

    beijinho grande da fá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana, este lugar já ninguém to tira :)
      Obrigado pelo comentário.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. 30-04-2012
    15h45: acordo
    16h40: vou almoçar restos de ontem
    18h00:aprendo a trabalhar com uma maquina fotografica
    21h00: janto
    22h00: apanho um filme manhoso na televisão e fico a ver
    00h00: comento o blog do Miguel Bandeira

    assim se resume o meu dia. espero sinceramente que essa máxima: "Conta-me o teu dia, dir-te-ei quem és" não seja verdadeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liberador,

      começo por confessar que fui eu que inventei a máxima, por isso não desanimes, o grau de fiabilidade da mesma pode não ser o mais elevado.

      No entanto, noto que aí às 18h00 tiveste um rasgo de empreendedorismo. Nenhuma foto que queiras partilhar connosco?

      Eliminar
  3. Ola Miguel. Sou o terceiro comentador do teu blog (nao é tao bom como o primeiro ou o segundo mas é de destacar). É uma boa iniciativa, ja estou curioso com o que aí vem.
    Gostei muito do comentario do Sr. Vedalkeano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Henrique,
      sem dúvida que terceiro é um lugar de destaque, pelo menos ainda dá direito a pódio. Obrigado, espero que os próximos posts estejam à altura dessa curiosidade.
      Eu mais que gostar do comentário do Sr. Vedalkeano, foi descobrir a sua verdadeira identidade. Abraço

      Eliminar
  4. Boa iniciativa Miguel, estou para ver o que realmente vai nessa cabecinha :p

    beijinhos e sucesso*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Rute, espero que não assuste ninguém o que daqui sair. Beijinhos

      Eliminar
  5. "Conta-me o teu dia, dir-te-ei quem és" : excelente ideia!

    6H Acordar, levantar, banho, pequeno almoço
    6H30 A caminho de Lisboa (o nascer do sol é deslumbrante e aquece a alma)
    7H45 bom dia á segurança, trabalho de gabinete até às 9 (o dia começa com um sorriso)
    9H Distribuir tarefas, reuniões de coordenação, telefonemas, etc (tudo a girar)
    10H3 Reforço da manhã (é preciso9
    10H45 Correspondência do Gabinete de Estudos Arqueológicos da Engenharia Militar (é quase um hoby, o tempo passa a correr)
    13H3 Almoço
    14H Despacho do dia, reuniões com chefe de secção, mais telefonemas (resolver problemas e simplificá-los)
    16H30 Lanche (permite um intervalo para mim e para os colaboradores)
    16H45 Correspondência da Repartição de Planeamento e Gestão do Património
    17H15 Planeamento de actividades futuras e preparação das tarefas para o dia seguinte
    18H15 Saida e atravesso meia Lisboa (a cidade move-se, acarinha-nos enquanto regressamos a casa)
    18h45 Apanho a minha querida e de volta a Cascais pela marginal (a ver o mar e sonhar com as férias na praia)
    19H15 Passeio restaurador pelas redondezas (normalmente inclui visitar as mulheres da família)
    20H30 Jantar
    21H Notícias e/ou: correio electronico, leitura, escrita, lida da casa
    23H Episódio de uma série do AXN
    23H30 reforço alimentar (às vezes)
    Conforme a disposição ... dormir para restaurar as forças

    e

    3 vezes por semana faço educação física específica...

    Quem sou eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tio, qualquer dúvida que eu pudesse ter foi dissipada pela visita às mulheres da família, e pelo esporádico reforço alimentar às 23h30 (como eu te percebo).
      Um grande abraço

      Eliminar
  6. excelente. Já sou tua fã e vou seguir-te:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há uns anos que o fazes mãe, mas é sempre bom que mo relembres :)

      Eliminar
  7. Conta-me o teu dia dir-te-ei quem és: Bolas, não me lembro quando começou o meu dia... sei que acabou às cinco da manhã de hoje... No meu caso é mais, digo-te o meu curso, dir-te-ei o meu "dia" (arquitectura não está fácil =P)

    Gostei imenso e vou passar mais vezes! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, apesar de não me acontecer o mesmo que a ti (por mais aflito de trabalho que esteja e cafés que tome, caio redondo às 2), compreendo-te perfeitamente. Quando as horas do dia não chegam para tudo, são sempre as horas de sono que mais sofrem.

      Ainda bem, fico à espera de notícias tuas. E ficam aqui os meus parabéns ao teu excelente blogue, é um grande exemplo para mim de como isto de escrever online pode ser levado a sério, enquanto dá gosto a quem o faz.

      Eliminar
  8. mafalda rebellodeandrade moura soares30 de abril de 2012 às 14:10

    adorei Miguel, mais um meio para o mundo ficar maior, com mais horizonte. sempre tua fã

    ResponderEliminar
  9. Conta-me o teu dia dir-te-ei quem és:
    - Acordo às 6:00 da manhã com o despertador do meu irmão e fico até às 6:30 a ouvir os curiosos e intensos barulhos que faz ao se levantar.
    Lado positivo: Todos os dias há barulhos novos.
    Lado negativo: Menos 30 minutos de sonho.
    - Quando acaba a barulheira, volto a adormecer e acordo por volta das 7:00, mas desta vez com um berro do meu pai e com os potentissimos focos do meu candeeiro apontados para os meus olhos. Levanto-me, tomo o pequeno-almoço, dou os bons dias ao meu cão, dou os bons dias a minha familia e vou-me apressando para ir para a escola.
    - Às 8:30 começo as aulas, onde aproveito para descansar os 30 minutos de sono anteriormente retirados pelo meu irmão.
    -Como o meu lanche da manhã, preparado todos os dias pela minha adorada MÃE, que muita inveja causa aos meus amigos.
    -Acaba o ultimo bloco da manha e vou para casa almoçar. Digamos que costumo comer bem quando venho almoçar a casa e, como tal, uma sesta é sempre bem-vinda. Deito-me e acordo 3 minutos depois com um lembrete do meu irmao.... pacifico...
    Lado positivo: não chego atrasado às aulas
    Lado negativo: não chego a recuperar as forças necessarias... Consequentemente, menos atenção na aula da tarde. (obrigado irmao)
    -Volto para a escola, acaba a aula, pratico o meu desporto, vou para casa, (estudo)-> depende das circunstancias , janto, vejo a judite de sousa a falar sobre ... coisas insignificantes, vejo o professor marcelo a falar sobre... os tomaste, perdao, o tomate dos outros e,vou ao blog colorido e fashion do Miguel Bandeira e, por fim, dou as boas noites ao meu cao, seguido das boas noite a minha familia. Sou feliz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica o aviso a todos os leitores que foram utilizadas inúmeras hipérboles na realização deste comentário do meu irmão.
      Os traços gerais até retratam bem a realidade :)

      Eliminar
    2. granda joão, primeiro dá os bons dias ao cão e so depois a familia! gostei também da parte dos barulhos matinais do ogre, fica uma boa visão. abraço aos dois :D

      Eliminar
  10. Miguel, que surpresa tão boa, gostei muito :-))))) (e aquela parte em que o Sporting aparece a bold está extraordinária hehehe) um grande beijinho e tenho a certeza que dessa cabecinha vão sair coisas muito interessantes.

    Filipa Guedes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh tia, muito obrigado. Veremos, vou fazer por isso :)

      Eliminar
  11. MiguelBandeiraMeteAristotelesAumCanto2 de maio de 2012 às 02:48

    Parabéns pela iniciativa a continuar se tivesses nascido na era de aristóteles nem sabiamos quem ele era grande passobem

    ResponderEliminar