quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A formar Doutores Palhaços


Quantas universidades em Portugal se dão ao luxo de formar Doutores Palhaços? Eu não conheço nenhuma, mas no outro dia li um artigo sobre a Organização Nariz Vermelho (ONV), onde aparecia, despudoradamente e sem medos, a seguinte frase (dita pelo administrador da Fundação EDP): “O apoio concedido pela Fundação EDP à ONV destina-se essencialmente à formação de mais palhaços”. E quem são eles? Artistas profissionais que trabalham nos serviços pediátricos de certos hospitais, sempre de nariz vermelho posto, com o principal objetivo de espalhar sorrisos pelas crianças em dificuldades. Esta organização tem o desafio de criar uma imagem criativa e alegre, mas ao mesmo tempo capaz de refletir a sua faceta responsável e profissional, própria de quem sabe de fazer um bom trabalho. Mas esperem lá, isto não vos soa a um bom desafio para toda a gente?


Mete o nariz pela tua causa
E que tal se fôssemos capazes de ir mais vezes com o “Nariz Vermelho” posto para todo o lado? Se conseguíssemos fazer o nosso trabalho de forma séria e capaz, mas deixando um sorriso ou uma simples sensação de bem-estar nas pessoas com quem nos cruzamos? Eu diria que temos aqui uma boa causa. E se não estás convencido quanto aos benefícios que isto traria, seja no trabalho ou nos estudos, pensa mais um bocadinho:
  •         A boa disposição é produtiva! Pessoas alegres e que saibam fintar com humor os problemas, vão resolvê-los mais rapidamente que os macambúzios.
  •      Qualquer pessoa normal gosta de ver as outras à sua volta felizes, bem consigo mesmas e com o resto do Mundo. Pôr os outros alegres é o primeiro passo para que nós também o fiquemos. Será egoísmo? Acho que não, é simplesmente a forma como funcionamos.


Economistas ou médicos, estudantes ou funcionários públicos, todos conseguimos ser Doutores Palhaços no nosso sítio de trabalho, quando é isso mesmo que é preciso. Basta querer.


2 comentários:

  1. gostei muito. Notável o trabalho desta instituição...

    ResponderEliminar
  2. que bom era se todos tivessemos alegria em tudo o que fazemos!!! O Mundo seria certamente melhor.

    ResponderEliminar