quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Erasmus em Copenhaga: Porque Não?


Na altura de candidatura a erasmus, a pergunta que precisa MESMO de ser respondida é "Para onde vou???". Depois de algumas pessoas me terem pedido opiniões sobre Copenhaga, aqui ficam partes das respostas que dei. Espero que ajude na tua escolha de um destino para Erasmus. De uma coisa não tenhas dúvidas: vale mesmo a pena fazê-lo!!!

Copenhaga é uma cidade bastante bonita, mas pela qual duvido que fiques encantado à primeira vista. Tem bastantes coisas para ver, nomeadamente castelos, jardins e um ou outro museu, mas acima de tudo muita coisa para fazer! Há um jornal que oferecem na minha faculdade chamado Copenhagen Post, e todas as semanas têm anúncios para eventos muito fixes e grátis. Desde oferecerem comida nas ruas a concertos de música jazz ou clássica que podes ver sem pagar, encontras de tudo um pouco. Quanto a saídas à noite, podes esperar bastante movimento, Há uma rua enorme no centro da cidade chamada Stroget, cheia de bares que enchem completamente à noite. Não só ao fim-de-semana, mas também durante a semana. Aqui eles trabalham menos tempo que nós aí em Portugal (devem ser mais produtivos!), então vê-se muita gente nos bares a partir aí das 18h.



Estou a viver numa residência chamada Svanevej (é também o nome da rua) e aconselho qualquer pessoa a ficar numa residência também. Não só fazes mais facilmente amigos, como tens contacto constante com eles.

Para encontrares casa, vais ter de estar em cima dos prazos que a faculdade te der para as candidaturas a alojamento. Connosco, como eles não tinham lugar nas residências para todos os estudantes de exchange, só enviaram mail a alguns. Resultado: só aqueles que enviaram mail a refilar, como eu, porque não sabíamos nada deles na data devida, é que conseguiram ficar em residências. IMPORTANTE: arranjar casa privada em Copenhaga é um pesadelo. Há estudantes dinamarqueses e internacionais que têm de ficar em hóteis porque não arranjam apartamento.

A universidade em que estou (Copenhagen Business School) é bastante boa, mas o sistema de ensino é completamente diferente daí. Só tenho uma aula de 3 horas por cadeira por semana, o que me deixa com uma aula 2ª feira, duas na 4ª e uma na 6ª feira. Ou seja, tem-se imenso tempo livre! Tu é que defines o teu ritmo de trabalho, se bem que todas as cadeiras te dão uma série de leituras recomendadas todas as semanas (e que dá jeito fazer se queres aproveitar bem as aulas). A avaliação é feita a 100% da nota final de exame, por isso mesmo os trabalhos de grupo que os professores pedem para fazer, na maior parte das vezes só recebem uma avaliação do género: "vai a exame" ou "não vai".

Alguns pontos-chave:
Custo de vida – ALTO – 800 euros mês para quarto e 400 para viver
Clima – MÉDIO – algum frio (não demasiado) e anoitece muito cedo no Inverno
Dificuldade do ensino – MÉDIA – e bem mais baixa do que a da NOVA…
Melhor meio de transporte - claramente bicicleta!

1 comentário:

  1. Nice! Boa descrição! O que ia gostar mais era sem dúvida dos concertos de jazz!

    Cá em Roma também fica de noite às 16h30m, nem parece à mesma latitude que Lisboa!

    ResponderEliminar